Cases
Abrace Garibaldi
Apeme
O projeto para varejistas de Garibaldi encabeçado pela Prefeitura, APEME, CDL Garibaldi, CIC Garibaldi, Sebrae e a Agência 8poroito tinha um objetivo muito claro: fortalecer o varejo da cidade. Os dois principais públicos a serem atingidos com ações eram os varejistas de Garibaldi e os moradores locais enquanto consumidores.
O desafio da agência foi dar nome ao projeto através de naming + slogan, e construção de identidade visual. A pesquisa de mercado feita pela Somos Romagna MKT + Pesquisa ajudou a inspirar o time da 8. Nome, slogan e marca deveriam cumprir alguns requisitos:
- Transpor na marca a união da comunidade;
- Fazer com que os garibaldenses sentissem vontade de comprar na cidade;
- Mostrar que Garibaldi é uma cidade acolhedora, receptiva e afetuosa.
Naming + Slogan
O naming proposto e aprovado por todos envolvidos no projeto foi Abrace Garibaldi, acompanhado do Slogan Valor pra ti. Valor pra Cidade. A ideia foi passar uma sensação intimista, ao sugerir que se abrace a cidade. A palavra “Abrace” transmite união, troca, afeto e sensibilidade. Valor, por sua vez, incute grandeza, relevância e mérito, com o adendo de significar tanto um valor pecuniário quanto virtude. Assim, o slogan atingiu tanto o objetivo lúdico quanto o prático.
Branding
Um símbolo genérico e clichê não representaria de fato os valores que a marca deveria propor. Nessa realidade, escolheu-se explorar a Rua Buarque de Macedo, alma da cidade, reconhecida por moradores garibaldenses e de outras regiões, e peça fundamental para a economia da local desde a fundação de Garibaldi. Cada um dos elementos do símbolo cumpre uma função importante na construção da identidade visual como um todo:
- Casas: arquitetura clássica e lojas da cidade;
- Entrada: convida as pessoas a entrarem no mundo do varejo de Garibaldi;
- Postes: característica marcante da cidade;
- Linhas: alusão ao abraço entre varejistas e consumidores;
- Tipografia: uso de um contraste harmônico entre a clássica serif e a contemporânea sans serif.












Ficha Técnica
- Agência: 8poroito
- Cliente: APEME
- Título: Abrace Garibaldi
- Designer: Ketlin Baggio
- Atendimento: Felipe Corbellini
- Planejamento: Dardânia Rigatti